As aquisições de empresas, quando adequadamente planeadas e implementadas, podem ser uma legítima estratégia de crescimento para as organizações. Mas quando falham, geralmente falham em grandes proporções.

As aquisições implicam sempre um certo grau de risco e é um fato que, em média, apenas numa em cada três se alcançam os objectivos propostos antes da fusão.

Um factor fundamental para um resultado bem-sucedido é a maneira como a integração pós-aquisição é feita pela empresa adquirente e como é trabalhado o negócio/empresa adquirido.

Eis nove pontos-chave que deve considerar aquando de uma aquisição ou fusão:

1. Diferenças nas culturas organizacionais (entre adquirente e a empresa adquirida) podem prejudicar o sucesso do negócio.

2. Nunca subestime os problemas de coordenação associados a uma fusão ou aquisição.

3. Pocure diferentes opções para um projeto organizacional adequado ao negócio adquirido em vez de impor a sua própria estrutura. A substituição da liderança após uma aquisição tem um efeito negativo no desempenho. Já a integração pós-compra tem um efeito positivo.

4. Procure gerir cuidadosamente questões de controlo. Centralizar a gestão e retirar autonomia da equipa da empresa adquirida pode provocar desmotivação, logo, um mau desempenho.

5. Planear cuidadosamente incentivos adequados para a equipa de gestão da organização adquirida.

6. Embora haja uma alta taxa de saída dos funcionários com cargos relevantes depois da compra, os regimes de compensação que já existiam condicionam a forma como são encaradas as novas propostas.

7. A padronização das escalas de remuneração, regras de trabalho e marcas podem não ser a melhor estratégia pós-aquisição.

8. A insatisfação do trabalhador pode ser muito prejudicial após uma fusão ou aquisição, em particular nas empresas de serviços ou naquelas onde os funcionários-chave têm muita influência.

9. Quando se trata de fusões e aquisições, não é tanto o que se compra, mas o que se faz com o que se comprou que distinguirá o fracasso do sucesso.

 

Adaptado de http://www.businesszone.co.uk/community-voice/blogs/tcii/post-acquisition-integration-points-to-consider