Due Diligence

Due Diligence

  

Serviços de Due Diligence

 

Due Diligence

Due diligence é um processo de investigação e auditoria das informações empresariais (ou mesmo pessoais) que visa confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores. Esse processo tem variações claras conforme a natureza e objetivo dos negócio subjacentes, mas, basicamente, centra-se em questões de ordem financeira, contabilística, fiscal, aspetos sociais, laborais, ambientais, imobiliários, de propriedade e até avalição de riscos de negócio.

Trata-se de um trabalho que deve identificar a veracidade dos ativos e passivos contabilísticos, bem como as contingências que podem afectar o negócio, permitindo garantir uma maior segurança para as partes, sejam compradores, acionistas ou investidores. O conhecimento técnico, a experiência e a atuação ética com garantia de imparcialidade, confidencialidade são essenciais para um trabalho seja bem-sucedido.

O processo de realização e execução

Os trabalhos de due diligence podem ser solicitados pelo investidor ou pelo vendedor. Se for solicitado pelo vendedor, requer a preparação de um pacote de documentos e informações a prestar ao comprador/investidor. Começa a partir de investigação de informações ou verificações acessíveis e de forma pública.
Se for requerida pelo vendedor, pode ainda revestir a forma de reverse due dilenge, incidindo sobre o comprador, em aspetos como a situação financeira, para realizar a aquisição ou apurar a reputação e capacidade para o negócio. É de extrema importância a definição clara dos objetivos, metodologia, princípios e profundidade do trabalho. Por outro lado, ligar a due diligence à forma e valorização do negócio, poderá evitar mal entendidos sobre valores e aspetos-chave relacionados com a transação ou fusão.

O resultado da due diligence é, normalmente, um relatório sobre a situação geral do "objeto" em transação, que confirma os  valores e identifica as contingências inerentes. Incide principalmente em áreas como informações financeiras e económicas, aspetos jurídicos, marketing, produção, gestão e sistemas de informação. Todavia, pode também incidir em aspectos como reputação,capacidade e viabilidade para a prossecução do negócio.

Esse relatório será um dos elementos relevantes na elaboração dos instrumentos definitivos para concretização da transação, assim como auxiliará na fixação dos valores negociados.

mini logo